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NUTRIÇÃO E TÉCNICA DIETÉTICA (4ª edição)

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INOVAÇÕES E AVANÇOS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE LEITE E DERIVADOS

ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS

Descrição Rápida

ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS

Disponível: Em estoque

R$110,00

Detalhes

Este livro tem tríplice objetivo. O primeiro é contemplar a abrangência dos produtos e materiais a serem analisados sensorialmente, e para isso, foram incluídos mais exemplos na área de cosmética, produtos de higiene e beleza, dentre outros. O segundo objetivo é ser um livro prático aos profissionais que atuam na área. Nele encontra-se o como fazer, a partir do entendimento dos métodos e dos procedimentos padronizados e normatizados, seguidos sempre de exemplos práticos, com a descrição completa de todas as etapas de análise. O terceiro objetivo é conservar o propósito original da primeira edição: um livro-texto para a academia, ou seja, prover um conteúdo teórico o bastante para capacitar o estudante e o pesquisador a aplicar o teste sensorial com a fundamentação necessária, de acordo com a situação específica do projeto de pesquisa e ainda apresentar como o teste deve ser implementado.

 

Informação Adicional

Código Identificador (SKU) 45473
Ano 2019
Edição 5
Número de páginas 532
ISBN 978-85-54945-47-3
Peso 1.010 Kg
Tipo de Capa Não
Dimensões 16x23 cm
Autor Silvia Deboni Dutcosky
Fabricante/Editora Pucpress
Silvia Deboni Dutcosky: Graduou-se em Engenharia Química na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também realizou Mestrado em Tecnologia de Alimentos. Em 2004, obteve o título de Doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade EStadual de Londrina (UEL). Em 2008, certificou-se no Programa de Pós Graduação Applied Sensory Science and Consumer Testing Certificate Program da Universidade da Califórnia (UC Davis). Deu início ao Curso de Engenharia de Alimentos da PUCPR, onde atuou como coordenadora e docente. Tornou-se gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) na Nutrimental. Atualmente, é Professora convidade de diversos cursos de pós graduação e sócia da empresa About Solution Ltda.

 

Considerações iniciais

  • Breve histórico
  • Os receptores sensoriais
 
Condições para a avaliação sensorial
  • Laboratório de análise sensorial
  • Procedimentos para os testes
  • Preparo de amostra
  • Seleção e treinamento da equipe

 

Métodos discriminativos

  • Testes de diferença
  • Testes de sensibilidade

 

Métodos descritivos

  • Aspecto qualitativo
  • Aspecto quantitativo
  • Testes de escala
  • Perfil de textura
  • Perfil de sabor
  • Análise descritiva quantitativa
  • Análise descritiva do perfil sensorial de produtos
  • Perfil livre
  • Tempo-intensidade
  • Teste da amostra única

 

Métodos afetivos

  • Testes qualitativos
  • Testes quantitativos
  • Aceitabilidade por consumo
  • Segmentação do mercado

 

Relacionando os dados dos consumidores com os dados sensoriais

  • Metodologia de superfície de resposta
  • Análise de componente principal
  • Mapas de preferência
  • Estudo do consumidor mediante ferramentas de gestão: desdobramento da função qualidade
  • Estudo de caso: teste descritivo combinado com teste de preferência, aplicados em desenvolvimento de novos produtos
  • Correlação entre medidas sensoriais e instrumentais
  • Estimativa da vida de prateleira de produtos alimentícios

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