0Item(s)

Nenhum produto no carrinho.

Product was successfully added to your shopping cart.
Anterior

OBESIDADE ZERO - A cultura do comer na sociedade de consumo

Anterior

MITOS E REALIDADES SOBRE OBESIDADE E CIRURGIA BARIÁTRICA

OBESIDADE INFANTIL - Aspectos Emocionais e Vínculo Mãe / Filho

Descrição Rápida

OBESIDADE INFANTIL - Aspectos Emocionais e Vínculo Mãe / Filho

Detalhes

OBESIDADE INFANTIL - Aspectos Emocionais e Vínculo Mãe / Filho

Informação Adicional

Código Identificador (SKU) OIAE
Ano 2005
Edição 1
Número de páginas 39
ISBN Não
Peso 0.120 Kg
Tipo de Capa Não
Dimensões 14x21 cm
Autor Patricia Vieira Spada
Fabricante/Editora Revinter
Patricia Vieira Spada

Obesidade

  • Definição, etilogia, alterações metabólicas e outros fatores associados à obesidade são alguns aspectos cuja abordagem é de extrema importância para prevenção e intervenção desta condição nutricional. Conhecê-los com clareza pode ser de grande auxílio não só para o tratamento adequado como também para impedir o seu desenvolvimento.

 

Obesidade através dos tempos

  • A obesidade nos tem acompanhado desde épocas remotas. Testemunhas deste fatos são esculturas, textos e livros que foram encontrados ao longo da História e que nos servem como guias para melhor compreensão do ser humano e de seus desenvolvimentos físico, psíquico e mental.

 

A comida e o inconsciente

  • Já desde a gestação e nos primeiros meses de vida, as emoções vão sendo introjedas gradualmente e este fato depende de uma série de fatores. Aparato fisiológico, fatores genéticos e ambientais, mas sobretudo o vínculo da mãe com seu filho, darão formas às experiências primitivas, que acompanharão sobre o inconsciente desde que Freud nos agraciou com sua teoria. Porém, há, ainda, muito para conhecermos. A alimentação tem sido fonte de inúmeras funções que não a sua básica - satisfação da fome. Assim, há que nos lembrarmos que o desenvolvimento da mente infantil é bastante mais complexo do que podem supor nossas vãs filosofias. Daí a necessidade de se adotar métodos de educação que não subestimem esta complexidade.

 

Autoconhecimento - caminhos para prevenção e tratamento da obesidade

  • Levando-se em conta a atuação do inconsciente e da forte influência que a qualidade das relações afetivas exerce sobre nós, o autoconhecimento é o melhor caminho para que nos tornemos cada vez mais conscientes de nossas escolhas e do queremos da vida. Só assim, sabendo quem somos, é que podemos desenvolver, passo a passo, nossas melhores habilidades e, com isto, ficamos cada vez mais capazes de lidar com os sofrimentos e frustações da vida de maneira mais confortável.

 

Alguns significados psicológicos da alimentação

  • Como sabemos, a alimentação não tem sido usada apenas com a sua principal serventia. O sobrepeso ou obesidade podem servir à função de fixar toda sorte de dificuldades e angústias. Muitos aspectos podem estar ligados a esta situação, como: baixa auto-estima, pouco conhecimento de si mesmo, conturbada dinâmica familiar, baixa capacidade de vincular-se e estabelecer vínculos afetivos positivos e úteis ao crescimento pessoal, entre outros igualmente importantes. Entrar em contato com o próprio sofrimento é a condição mais importante para conhecer, de forma autêntica, as emoções e dar a cada uma delas o seu lugar específico.

 

Família e obesidade

  • Os pais têm importância fundamental para os desenvolvimentos físico, psíquico e moral de seus filhos, já que são seus primeiros educadores emocionais e nutricionais. Atualmente, é comum encontrarmos jovens e mesmo crianças cujos valores pessoais estão deturpados. A inclinação para o individualismo desenfreado é, infelizmente, o caminho que parece estar sendo seguido hoje em dia. Em contrapartida, famílias que conseguem se manter em união, apesar das inúmeras dificuldades financeiras e emocionais, que passam mais tempo juntas, colocam de forma clara e assertiva seus sentimento, têm mais chance de fazer com que suas crianças se sintam realmente amadas e, em geral, são menos propensas a distúrbios nutricionais, inclusive a obesidade.

 

Inteligência emocional e obesidade

  • A capacidade para reconhecer as emoções e dar vazão à elas de forma adequada pode ser deteminada, entre outros fatores, pelo temperamentos e pela interação dos pais com seus filhos. è muito importante que os pais se lembrem que uma de suas principais funções é preparar suas crianças para este aprendizado em um processo dinâmico e profundo, e assim, fiquem cada vez mais capacitados para buscar sua verdadeira felicidade.

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.